Influenciador leva jiboia para shopping e se envolve em confusão com seguranças: 'É como se fosse um cachorro'
02/04/2025
(Foto: Reprodução) Natanael Cat foi retirado do local após argumentar que o shopping, por ser pet friendly, permitiria qualquer tipo de animal. Shopping, por sua vez, alegou que entrada de animais silvestres é proibida por lei. Influenciador leva jiboia para shopping e se envolve em confusão com seguranças
O influenciador digital Natanael Cat levou uma cobra de estimação para o shopping e se envolveu numa confusão com seguranças do local, nesta quarta-feira (2). O caso aconteceu no Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.
Um vídeo publicado no Instagram dele mesmo mostra o momento em que os vigilantes o retiram do local e ele, inconformado, tenta argumentar (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A cobra levada ao shopping foi Penélope, uma Jiboia-constritora de porte pequeno (leia detalhes mais abaixo). Nas redes sociais, ele disse que pensou que, por ser pet friendly, o Shopping Recife aceitaria a presença do animal silvestre no local.
"É meu pet, é como se fosse qualquer tipo de animal, é como se fosse um cachorro seu, gente, que você cuida com todo carinho e amor. [...] Discriminação com um animal. No shopping, tem dizendo que é permitido pet. Não tem nada dizendo que não é permitido, está certo? Logicamente, era para trazer qualquer tipo de pet, né, gente?", afirmou.
O influenciador também disse que foi agredido e registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Boa Viagem. A corporação afirmou que ele foi autuado em flagrante por ocorrência contra o meio ambiente, injúria e ameaça.
O que diz o shopping
O Shopping Recife, onde a confusão aconteceu, informou que tem uma série de regras de acesso e convivência e se baseia numa lei estadual de 2012, que proíbe a permanência de animais silvestres, selvagens ou exóticos em praças, parques e espaços urbanos do local. Uma das regras de acesso de animais diz o seguinte:
"É vedada a entrada de: cobras, lagartos e demais répteis, macacos, felinos de grande porte, cavalos, pôneis e quaisquer animais equestres, bovinos, bem como animais silvestres e exóticos em geral".
O shopping também afirmou que a equipe de segurança do centro de compras "orientou o mesmo a sair do espaço para bem-estar e segurança de todos. O Shopping Recife reforça, ainda, que está à disposição dos órgãos competentes para quaisquer esclarecimentos".
Penélope, a cobra
O biólogo e professor de ciências Carlos Matos afirmou que cobras como Penélope são comuns em toda a América do Sul, com variação de tonalidades, e não são venenosas. Disse, também, que levar um animal desse tipo para o shopping não é uma boa ideia.
"Ambientes frios, como o do shopping, não são locais apropriados para levá-las, do ponto de vista do bem-estar animal. As cobras gostam de ficar no sol para se aquecer e aumentar o metabolismo. Elas também usam o calor para ativar a circulação, produzir hormônios e ajudar na digestão. Quando está muito quente, as cobras saem para um lugar mais fresco para controlar a temperatura", explicou.
Apesar disso, Natanael reclamou que, nos avisos sobre a permissão de animais no shopping, não havia explicitamente a proibição de animais silvestres. Ele afirmou, ainda, ter sido agredido por seguranças, e postou um vídeo na Delegacia de Boa Viagem.
"Isso é uma cobra totalmente legalizada há um tempo. Fui agredido. O pior foi a agressão, fui retirado. Tinha mais de 10 seguranças em cima da gente, sem necessidade nenhuma. A gente veio fazer uma compra aqui no shopping, até então, a gente não sabia que não podia. Fui agredido, estou indo na delegacia fazer B.O. Teve um cara que me chutou", declarou.
Influenciador com cobra dentro de shopping no Recife
Reprodução/Instagram
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias