Gol anuncia retomada de operação para Fernando de Noronha a partir de abril, com voos diretos do Recife e de São Paulo
14/02/2025
(Foto: Reprodução) Empresa, que não opera na ilha desde 2022, informou que vai realizar dois voos diários. A rota São Paulo/Guarulhos-Noronha será operada pela primeira vez. Arquipélago de Fernando de Noronha fica no estado de Pernambuco (arquivo)
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Gol Linhas Aéreas anunciou, nesta sexta (14), o retorno das operações em Fernando de Noronha. A empresa informou que retomará os voos para a ilha a partir do dia 1º de abril, com até dois voos diários: um saindo do Recife e outro, inédito, partindo de São Paulo/Guarulhos.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Desde outubro de 2022 a Gol deixou de realizar viagens para Noronha devido à proibição de pousos de aviões de grande porte na ilha, determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A proibição foi feita por conta dos buracos e fissuras na pista do aeroporto. A pavimentação do eixo central da pista do aeródromo foi concluída, segundo informações da Anac ao g1, mas a data da liberação para pouso de aviões de grande porte não foi divulgada.
Apesar disso, os representantes da companhia aérea garantiram que estarão em operação em Fernando de Noronha em abril, após reuniões com a Anac.
“A retomada da operação Fernando de Noronha-Recife é essencial para o turismo, pois facilita o acesso de visitantes de diversas partes do Brasil. Essa rota atende tanto turistas, quanto moradores da ilha, impulsionando a economia local, gerando empregos e estimulando o comércio, os serviços e a infraestrutura em ambos os destinos”, informou a Gol em nota.
A empresa disse também que a rota que ligará São Paulo/Guarulhos a Fernando de Noronha com voos diretos, facilitará o acesso de turistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, já que Guarulhos conta com hub da companhia.
“Além de promover um aumento significativo no fluxo turístico e fortalecer a economia local, ao gerar empregos e estimular o comércio e os serviços, a ligação direta entre a capital paulista e a ilha pernambucana reduz o tempo de viagem e melhora a conveniência para os clientes, contribuindo para uma experiência de viagem mais agradável”, indicou a Gol.
Atualmente operam em Fernando de Noronha as empresas Azul Linhas Aéreas e Voepass. A Latam já anunciou que também vai realizar viagens para a ilha, depois da liberação dos pousos de aviões de grande porte.
Obras no aeroporto
A obra de recuperação da pista do aeroporto Carlos Wilson está orçada em R$ 60 milhões e é executada pela Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco.
A pavimentação da pista do aeródromo teve uma série de atrasos e começou no dia 24 de setembro de 2024. A previsão era que o trabalho fosse concluído em 60 dias.
Gol anunciou retorno de voos para Fernando de Noronha a partir do mês de abril de 2025
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias