Homem é detido e multado em R$ 10 mil após de pichar monumentos naturais em Fernando de Noronha
17/02/2025
(Foto: Reprodução) Nos últimos dias foram identificadas pichações em rochas vulcânicas, placas de sinalização turística e áreas públicas. Ato de vandalismo causou revolta entre moradores da ilha. Monumentos naturais são pichados em Fernando de Noronha
Um homem, que não teve o nome divulgado, foi detido pela polícia e multado em R$ 10 mil por pichar monumentos naturais em Fernando de Noronha, no domingo (16). A multa foi aplicada pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
Além de pichar rochas vulcânicas, na Praia do Bode (ver veja vídeo abaixo), o homem também pichou placas de sinalização turística da ilha e vias públicas.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A direção do ICMBio informou, por meio de nota, que o suspeito foi autuado por vandalismo na Praia do Bode, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA).
“O infrator foi multado com base na lei 9.605/98 de crimes ambientais, por causar danos diretos a uma Unidade de Conservação Federal”, informou o instituto.
Nos últimos dias foram identificadas as pichações que causaram revolta entre os moradores de Noronha.
“Em 44 anos de ilha achei que nunca iria ver um problema que até então era de ambientes urbanos. Tivemos patrimônios naturais pichados, isso não é arte e precisamos lutar contra isso”, falou o arquiteto João Rocha.
Pichações foram feitas na Praia do Bode
Ana Clara Marinho/TV Globo
Investigação
O condutor de visitantes Iuri da Silva passou o domingo (16) com um amigo e com o sargento da Polícia Militar Salomão Sabino (que estava de folga) investigando o suspeito do ato de vandalismo.
Pela assinatura nas pichações identificaram o homem por meio de redes sociais, foram até o local de trabalho do suspeito, que confessou as pichações e foi levado para a delegacia.
“O homem confessou ser autor das pichações. Ele foi enquadrado na lei de crimes ambientais, artigo 65, por pichar patrimônio natural. Agora vamos concluir o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e encaminhar para a justiça”, informou o delegado Marcus Camurça.
A Assembleia Popular Nonhense divulgou uma menção honrosa ao sargento da PM Salomão Sabino pelo trabalho de identificação e condução do suspeito de vandalismo à delegacia. O miliar foi procurado pelo g1 para falar sobre o caso, mas preferiu não dar entrevista.
O ICMBio informou que o homem que praticou o ato de vandalismo era um trabalhador da limpeza urbana da ilha.
“Segundo a Administração de Fernando de Noronha, o homem estava na ilha há 20 dias e trabalhava na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS). Em decorrência do ocorrido, ele foi demitido e retirado da ilha nesta segunda-feira (17). Os pontos vandalizados estão sendo restaurados pela equipe de limpeza pública”, informou a nota do ICMBio.
Placas turísticas foram pichadas
Ana Clara Marinho/TV Globo
Equipe da limpeza urbana deu início da remoção das pichações
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias