Homem que roubou ambulância do Samu dirigiu de forma desgovernada e bateu em outros carros
18/11/2024
Roubo foi registrado pela câmera de segurança da casa da paciente que chamou o Samu. Veículo foi recuperado minutos depois da ação, que aconteceu no sábado (16). Homem que roubou ambulância do Samu dirigiu de forma desgovernada e bateu em outros carros
O homem que roubou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estava em atendimento foi encontrado após ter chamado atenção dos moradores do bairro da Cohab, na Zona Sul do Recife, por dirigir o veículo de forma desgovernada e bater em outros carros. A ambulância foi recuperada pela polícia no mesmo bairro.
O roubo aconteceu por volta das 2h32 do sábado (16). O condutor e socorrista da ambulância, Antônio Baracho, contou que toda a ação foi registrada pela câmera de segurança da casa da mulher que tinha chamado a equipe de emergência até a Rua Engenho Araquara, no bairro da Cohab.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
O socorrista contou que, antes do roubo, notou a presença do homem numa casa vizinha, mas saiu da ambulância e deixou o veículo ligado com a chave dentro, pois estacionou em frente à casa da ocorrência, que consistia na remoção de uma paciente idosa.
"A técnica de enfermagem ficou 'fazendo' [checando] os sinais vitais [na paciente] e eu fui pegar a maca. Pelo ângulo, não percebi a presença dele adentrando a viatura, então percebi que a viatura se movimentou e gritei o nome da técnica, pensando na possibilidade dela ter pegado a viatura. Por instinto, eu corri atrás", disse Antônio Baracho.
Nas imagens, é possível ver a ambulância estacionada e Antônio colocando um lençol hospitalar em cima da maca. Nesse momento, o veículo é levado e o profissional corre atrás da viatura, que dobra a esquina.
Ambulância é roubada durante atendimento no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife
Reprodução/WhatsApp
Segundo o gerente administrativo do Samu Recife, Carlos Eduardo Macêdo, a central de controle recebeu ligações de moradores que estranharam a condução da ambulância.
"A população também ajudou, por onde a viatura passava, batia em algum veículo, fazia algum movimento fora do normal de um veículo do Samu, a população ligava para a gente dizendo ''tem uma viatura de vocês desgovernada, subindo calçada, batendo em outros'", afirmou.
Uma outra ambulância precisou ser usada para socorrer a vítima, que teve o quadro elevado para hemorragia interna e foi levada para o Hospital de Servidores do Estado, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte da cidade.
Caso é investigado pela polícia
A Secretaria de Saúde do Recife disse que acionou a polícia e conseguiu recuperar a ambulância. Procurada, a Polícia Militar explicou que encontrou o veículo após as primeiras diligências e devolveu o carro à equipe do Samu. Já a Polícia Civil informou que a Delegacia do Ibura abriu um inquérito para investigar o caso.
A ambulância ficou com a lataria danificada. De acordo com o Samu, o veículo foi levado para uma oficina, sem previsão de quando vai voltar a ser usado em serviços.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias