Turista é mordida por tubarão durante mergulho em praia de Fernando de Noronha e é levada para hospital
20/11/2024
Visitante do Mato Grosso nadava na Praia do Porto quando foi ferida pelo animal e socorrida. Mulher de 46 anos teve alta médica na terça-feira (19). Imagem de arquivo mostra tubarões-lixa em Fernando de Noronha
Rafael Mesquita/Projeto Tubarões e Raias de Noronha
Uma turista de 46 anos foi mordida por um tubarão, na terça-feira (19), em Fernando de Noronha. O caso aconteceu durante um mergulho na Praia do Porto, nas imediações do Porto de Santo Antônio. A mulher, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital São Lucas, passa bem e teve alta médica.
“A turista relatou que nadava [...] sem snorkel (óculos de mergulho), nas proximidades de uma embarcação onde estavam vários tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum) quando, de repente, percebeu a mordida na região localizada na parte superior e lateral do fêmur”, disse a Administração da Ilha, em nota.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Ainda de acordo com o governo, a turista acredita que, sem intenção, encostou ou bateu em um animal, pois estava em uma área com bastantes tubarões próximos a ela. A visitante solicitou ajuda e foi levada por uma embarcação até o cais, de onde foi encaminhada para o hospital da ilha.
O ferimento foi descrito como "uma lesão caracterizada por impactos provocados por estruturas cortantes, de aproximadamente 10 centímetros, em formato de arcada dentária, com múltiplas perfurações puntiformes". A mordida superior foi superficial, mas a inferior atingiu o tecido subcutâneo.
Turistas foi atendida no Hospital São Lucas
Ana Clara Marinho/TV Globo
Representantes do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) avaliaram o laudo médico e a imagem da mordida e constaram se tratar de um jovem tubarão-lixa, espécie bastante comum em Fernando de Noronha e que não é considerada agressiva.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: tubarões-lixa se aproximam de barcos em Noronha e pesquisadores alertam para comportamento alterado
Apesar disso, o Cemit alerta que as pessoas não se aproximem dos tubarões intencionalmente, pois são espécies silvestres, que podem tentar se defender e causar ferimentos.
Tubarões se aproximam de barcos e pessoas em Noronha
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
: